Bispa Sonia: Saia do "não" e vá atrás do "sim" de Deus

Nesta terça-feira (26), durante o Culto de Batalha Espiritual realizado no Renascer Hall – sede internacional da Igreja Renascer em Cristo –, a Bispa Sonia Hernandes ministrou o primeiro dia da campanha "7 Chaves para que Pessoas Normais Vivam o Impossível", cujo tema é “A Chave que Mantém o Ânimo”.

 

 

Acompanhe, a seguir, o resumo da ministração:

 

João 16.33: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

 

A partir do momento em que eu deixo de crer que Deus está comigo, que Ele fará justiça, que Ele está no controle, que Ele não deixará essa situação sem um desfecho, que Ele manifestará Seus propósitos, Satanás me desestrutura mentalmente, emocionalmente e espiritualmente... Porque eu abri mão do meu principal apoio, da minha base, das minhas certezas!

 

Mas o que Jesus disse? “Tenha paz em Mim, independente das circunstâncias! Por isso, não há necessidade de ficar desanimado, intranquilo, oprimido e atribulado”. Precisamos aprender a esperar naquele que não falha. Precisamos parar de cair nos blefes do inimigo! Precisamos quebrar as crenças limitantes e fundamentar nossas vidas em crenças libertadoras.

 

Hebreus 10.35 a 37: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará...”

 

Nada será como antes, mas quem disse que não pode ser melhor? Nunca subestime o poder de Deus de nos restituir e nos restaurar.

 

Provérbios 6.31: “Pois este, quando encontrado, pagará sete vezes tanto; entregará todos os bens de sua casa.”

 

Zacarias 9.12: “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”

 

Hoje, eu quero destacar os comportamentos e as situações que tiram o nosso ânimo e, consequentemente, tiram-nos do foco:

 

 

1- Quando damos ouvidos às pessoas incrédulas e acomodadas

 

São pessoas que acham que Deus precisa fazer tudo por elas, que o Senhor só existe para satisfazer suas vontades, que não sabem receber os “nãos” d’Ele!

 

Eu aprendi que é melhor ir atrás do “sim” de Deus, do que ir atrás do meu! Sabe o que eu quero? O que Ele quer para mim, porque é o melhor! A base da minha felicidade está em Jesus Cristo!

 

Isaias 55.8 a 10: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”

 

O “não” de Deus não significa que tudo está perdido, mas que Ele tem um plano melhor para a sua vida!

 

O primeiro milagre que Jesus Cristo realizou foi em uma festa de casamento, em Caná da Galileia. Deus tinha um plano diferente para aquela família. E aquele plano envolvia uma aparente perda, porque o vinho havia acabado. Isso ocorreu para que até hoje a gente saiba que Ele está no controle de nossas vidas. De um simples convidado, Jesus passou a ser o Senhor daquele casamento!

 

Deus tinha, por exemplo, outro plano para José e Maria. Antes mesmo de casar, ela já estava grávida, mas do Espírito Santo. Deus havia escolhido aquela família para abrigar o nosso salvador! Eu não sei se eles tiveram cerimônia, festa, mas eu sei que eles foram o casal mais abençoado da face da terra! Deus escolheu Maria para ter o filho d’Ele!

 

Saia do “não” e vá atrás do “sim” de Deus, porque Ele tem planos superiores para a sua vida.

 

1 Coríntios 2.9: “...mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

 

Precisamos tomar cuidado para não sermos contaminados por aqueles que não têm a mesma disposição interior que nós. Depender? Somente de Deus!

 

12 homens foram enviados à Terra Prometida para espiá-la. Aqueles 12 a conquistaram? Não! Somente dois, os que, em vez de dificuldades, enxergaram oportunidades!

 

Números 13.26 a 31: “caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque.

 

Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.”

 

Se quisermos assumir a posição de cabeça, em vez de nos acovardar, precisamos avançar e derrubar os gigantes que se levantam contra nós, sabendo que o Senhor está no controle!

 

Renove suas forças em Deus. Lembre-se de que Ele não permite que passemos por nada que não possamos suportar e superar!

 

Filipenses 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece!”

 

Mesmo na angústia, mesmo na dor, mesmo nas perdas... Ele sempre esteve conosco! Por isso, tenha paz n’Ele e ande com aqueles que têm fé, que sabem que a ressurreição passa pelo caminho da cruz.

 

2- Quando baixamos a guarda diante de pessoas invejosas e perversas

 

Antes de eles te derrubarem, viram seus amigos! Tome cuidado, porque eles querem te rondar para descobrir suas fraquezas, para te tirar do seu propósito... Foi o que tentaram fazer com Neemias.

 

Neemias 6.1 a 3: “Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”

 

Não dependa mais da aprovação dos outros! Seja amigo de quem é amigo de Deus.

 

Mateus 7.15: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.”

 

2 Coríntios 11.14: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.”

 

3- Quando achamos que nosso trabalho no Senhor é vão

 

Não aborte o milagre que está sendo gerado dentro de você! Confie no Senhor, mas sem reservas!

 

Tiago 1.6 e 7: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa...”

 

Gálatas 6.7: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”

 

O que você tem semeado no Senhor você colherá!

 

Zacarias 4.6: “...Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”

 

Davi, por exemplo, não se deixou intimidar diante do gigante, ainda que nem mesmo os irmão deles acreditassem que seria capaz de derrubá-lo. Davi sabia que o Senhor era com ele!

 

Hebreus 10.38: “O justo viverá pela fé!”

 

4- Quando tiramos o foco de Jesus

 

Enquanto Pedro olhava para Jesus, ele conseguiu andar sobre as águas. A partir do momento em que ele se atemorizou com as ondas, começou a afundar.

 

Mateus 14.23 a 29: “, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.

 

E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!”

 

Salmos 121.1 a 3: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”

 

Não olhe para os lados, olhe para o alto, o seu socorro vem de lá! Quem dirige sua vida é Jesus Cristo!

 

 

 

Redação iGospel